Ainda há lugares mágicos que parecem tirados de um filme ou do imaginário de um escritor criativo. Estão um pouco estragados pelo contexto do turismo de massas? Talvez. Mas, devido a isso, também se tornaram facilmente acessíveis a viajantes com o tempo muito limitado como eu. Montserrat – uma montanha de escarpas rochosas que, vistas ao longe, ora se assemelham a dedos gigantes que saem do solo em direção às nuvens ora aos dentes de uma serra de madeira – é um destes casos.

Devido ao turismo, o acesso a Montserrat está, pois, facilitado havendo várias alternativas para chegar ao local, como explicarei mais adiante. Acredito que, há um século atrás, o acesso fosse extremamente penoso e demorado, ao contrário do que acontece na atualidade, em que se pode visitar o local em meio dia, não sendo necessária qualquer condição física especial.

Monserrat visto desde a vila de Monistrol de Monserrat

Perto da entrada para a Basílica

Durante séculos, foram construídas várias ermidas, espalhadas pela montanha, aptas à reflexão e ao recolhimento. Destas, restam poucos vestígios e o seu acesso é um pouco mais difícil.

Na atualidade, o mosteiro é grandioso e à sua volta existem vários serviços de apoio, desde restaurantes até um alojamento básico, museus, as habituais lojas de recuerdos e mesmo uma esquadra da polícia que, na Catalunha, se chama mossos d’esquadra.

Todo o mosteiro e a basílica, em particular, são monumentais mas, a meu ver, o que os torna especiais é o seu enquadramento, suspenso nas montanhas. É, sem dúvida, um lugar que inspira serenidade, mesmo com as hordas de turistas, mais ou menos ruidosas, em todo o lado.

Procura algum sossego? Simples, meta os pés ao caminho e faça um dos vários trilhos, muito bem sinalizados, pela montanha. A vista é sempre deslumbrante, especialmente se o dia se proporcionar. Acredite, se for um amante de natureza como eu, vai adorar tentar chegar aos pontos mais altos e explorar tudo o que as pernas lhe permitirem.

Como chegar a Montserrat?

  • De automóvel | O acesso é feito pela vila Monistrol de Monserrat, estando devidamente sinalizado (não siga as indicações do GPS, caso contrário arrisca-se a ser enviado para um caminho que nem para 4×4 serve). São 10 km sempre a subir por uma estrada serpenteante. Se é daquelas pessoas que adora conduzir em montanha, se para si viajar pela Serra da Estrela é um deleite, se os caminhos de cabras do Gerês o deixam feliz e não stressado, não vai ter qualquer dificuldade em fazer este percurso. No fim da estrada, há um parque de estacionamento enorme que em 2014 custava 6€ pelo dia inteiro. Depois do parque, basta apenas andar um pouco a pé até ao santuário.
  • De comboio (cremallera) | Parte de Barcelona, passa por Monistrol de Monserrat e sobe até ao mosteiro.
  • De teleférico | Parte do exterior da vila de Monistrol de Monserrat e sobe vertiginosamente até ao mosteiro.
  • De bicicleta | É sempre a puxar pelas pernas pela estrada referida anteriormente. Vi inúmeras pessoas a fazê-lo.

Um dos trilhos em Montserrat, escavado na rocha

O santuário não fica no topo da montanha. Se pretender subir mais, pode ir a pé por um dos trilhos ou então subir no funicular (6€ só subida) e depois descer a pé. Aconselho vivamente esta última opção. Durante a subida verá o mosteiro a ficar para trás de uma forma única e descendo a pé irá descobrir miradouros maravilhosos, não sendo assim tão penoso fisicamente.

Esta é a vista que terá se optar por descer a montanha a pé até ao santuário

Se vai apenas ao santuário, não tenho recomendações especiais: é semelhante a uma visita feita numa qualquer cidade. No entanto, se pretende ir para a montanha, leve botas de caminhada, abrigos adequados à época do ano e água. Respeite a sinalização e não se aproxime demasiado dos precipícios, já que pode ser perigoso.

Por último, refiro que Montserrat é um dos paraísos para os destemidos escaladores. Os seus rochedos verticais apresentam desafios para todos os níveis de experiência.

Escaladores a subirem um dos picos

Dica | É possível ouvir gratuitamente o famoso Coro de Rapazes de Montserrat, de segunda a sexta-feira, às 13h00, no interior da basílica. Mais informações no site oficial: www.montserratvisita.com.

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário e seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.

5 Comentários

  1. Antes de mais muitos pelos parabéns pelo Blog!
    A escrita é cuidada, tem boas fotografias e está bem estruturado. Continuem assim, a fazer o que gostam e a mostrar ao mundo!
    Este lugar já o tinha descoberto e faz parte da minha lista de destinos a visitar um dia num possível roteiro de carro por essa zona.
    Num estilo um pouco diferente faz-me lembrar Rocamadour em França!

  2. Belíssimo lugar, belíssima paisagem e as fotos nem se fala! Encantador simplesmente, parece mágico! Parabéns pelo post!

  3. boa tarde. pode informar se a estrada é de alcatrão ou sterrato ?

    • Este lugar é incrível. Traz uma paz e tem uma energia enorme. Um dos lugares mais bonitos q já conheci. Me deu uma emocionante conexão com Deus. Vale muito ir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *