quarta-feira, julho 12, 2017

Dicas para visitar a Croácia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina

Temos recebido imensas questões por e-mail, nas redes sociais e até mesmo pessoalmente sobre a nossa viagem pela Croácia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina. São tantas que as respostas aqui dadas poderão servir-lhe de guia para visitar estes três países.

1. Qual é a melhor altura para visitar a Croácia, o Montenegro e a Bósnia-Herzegovina?

Julho e Agosto são os meses mais quentes, com a temperatura da água a chegar aos 28ºC e a atmosférica aos 35. São também estes os meses com maior procura por parte dos visitantes. Se gosta mais de natureza e cidades e nem tanto de mar, a nossa recomendação vai para os meses de Abril a Junho e Setembro e Outubro, quando as temperaturas são amenas e não há tantos turistas. Se pretende ir no inverno, tenha em atenção que as regiões montanhosas (não necessariamente muito altas) ficam cobertas de neve e gelo: lagos Plitvice, por exemplo.

2. É necessário visto para visitar a Croácia, o Montenegro e a Bósnia-Herzegovina?

Os cidadãos portugueses não precisam de visto para visitar estes três países.

3. É necessário passaporte para visitar a Croácia, o Montenegro e a Bósnia-Herzegovina?

Para a Croácia, basta o cartão de cidadão; para a Bósnia e o Montenegro, o passaporte é aconselhável (à data deste artigo).

Segundo o Portal das Comunidades Portuguesas: "As deslocações em turismo à Albânia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Kosovo e Sérvia, podem normalmente ter lugar só com o cartão de cidadão válido e sem necessidade de passaporte. No entanto, face ao atual afluxo de refugiados por esta zona geográfica que tem levado a um aumento de vigilância e controlo de documentação, aconselha-se a que seja sempre titular de passaporte válido."

4. Quais as moedas usadas na Croácia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina?

A moeda da Croácia é o Kuna; do Montenegro, o Euro e da Bósnia, o Marco. Atenção: embora o Montenegro não faça parte da União Europeia, a moeda é efetivamente o Euro, mas os levantamentos no Multibanco são penalizados com taxas como nos outros países.

5. Posso fazer pagamentos com Euros na Croácia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina?

No Montenegro, sim, porque é a moeda oficial. Na Croácia e na Bósnia, poderá fazer um grande número de pagamentos com Euros como, por exemplo, os relativos a hotéis (não é 100% garantido, todavia).

6. É fácil encontrar Multibancos (ATM) na Croácia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina?

Sim, nos meios urbanos.


7. Como são as estradas da Croácia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina?

Grande parte das estradas ou estão em bom estado ou são novas. Há auto-estradas na Croácia e na Bósnia a preços mais em conta do que em Portugal. Convém ter apenas cuidado com as estradas secundárias de montanha: podem ser muito estreitas, sinuosas e com piso danificado. Nunca é demais recordar que devem ser respeitados os limites de velocidades, até porque é frequente encontrar polícias com radares móveis, por vezes escondidos nos arbustos.

8. Posso alugar carro e atravessar as fronteiras entre a Croácia, o Montenegro e a Bósnia-Herzegovina?

Alugando carro, poderá fazer uma rota pelos três países como nós fizemos. O nosso carro foi alugado no aeroporto de Zagreb através da Avantcar.

Dicas importantes:
  • Se pretende entregar o carro num sítio diferente daquele em que o levantou (exemplo: levantar em Zagreb, entregar em Dubrovnik), tenha em conta que provavelmente vai pagar quase o dobro. Porém, há empresas de rent-a-car que fazem o mesmo preço;
  • Se quiser viajar completamente descansado, aconselhamo-lo a adquirir o Reembolso da Franquia no momento da reserva do veículo online (por exemplo, pela Auto Europe ou pela Croatia Airlines). Geralmente, o Reembolso da Franquia sai muito mais barato do que o seguro contra todos os riscos da empresa de aluguer de carros e, em caso de danificar o veículo, fica com cobertura total à mesma. Se optar por esta modalidade, continuará a necessitar de ter o valor da caução disponível no cartão de crédito;
  • Se pretende atravessar a fronteira, certifique-se não só de que fica em posse de toda a documentação original do veículo, incluindo a carta verde do seguro, mas também de que este cobre todos os países que vai visitar;
  • Se é daquelas pessoas que gosta de jogar pelo seguro e não quer correr riscos desnecessários por causa de uns trocos, informe a empresa de que vai atravessar a fronteira. Irão cobrar-lhe uma taxa adicional, mas não há dinheiro que pague viajar tranquilo e sem preocupações.


9. Qual a comida típica na Croácia, no Montenegro e na Bósnia-Herzegovina?

A comida da região é fortemente influenciada pelas gastronomias italiana, húngara e grega. Há imensos restaurantes de pizzas e massas; uma grande oferta de peixe grelhado e marisco; o presunto da Dalmácia (muito mais fumado do que o ibérico) e ainda uma grande variedade de queijos e vinhos. O prato mais encontrado na Bósnia é o ćevapi: pequenas salsichas sem pele e grelhadas, enfiadas dentro de um pão achatado, acompanhadas de cebola picada. Na Bósnia, também se podem encontrar casas especializadas em cordeiro e porco no espeto, grelhados com cabeça e tudo. Os vegetais também estão sempre presentes em deliciosas saladas.

10. Qual o custo de vida na Croácia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina?

A Croácia é mais cara do que o Montenegro e do que a Bósnia. Mesmo assim, na Croácia os custos são ligeiramente menores do que em Portugal. Como acontece pelo mundo inteiro, os preços são mais altos nas zonas mais turísticas. Por isso, se procura uma viagem económica, evite refeições nesses lugares. Para os mais gulosos, avisamos que os gelados são bastante baratos, principalmente na Bósnia, onde são bem bons e se podem encontrar bolas artesanais por 0.50€.

11. Posso usar o Cartão Europeu de Seguro de Doença nos três países?

O cartão só pode ser usado na Croácia, por ser um Estado-Membro da União Europeia. Nos outros dois países, é conveniente fazer um seguro de viagem.

Ficou alguma questão por responder? Envie-nos um comentário que nós tentaremos ajudar.

2 comentários:

  1. Relativamente ao aluguer do carro, porque que diz ser mais barato com reembolso da franquia? E em relação à caução? Geralmente são valores que ultrapassam os limites do cartão de credito, como fizeram? Obrigado e cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro/a MAC, fizemos uma revisão ao texto para torná-lo mais claro. Esperamos que ajude :)

      Eliminar