quarta-feira, março 09, 2016

Estufa Fria, a nossa pequena selva em Lisboa

É domingo de manhã: a Estufa Fria de Lisboa está aberta e a entrada é gratuita até às 14h00!

Durante a semana passamos muito tempo sentados dentro de quatro paredes, longe um do outro. Só nos vemos ao final do dia. Por isso, ao fim-de-semana, temos ânsia de viver tudo o que queremos, de sair de casa e mexer as pernas, levando-nos para locais que não conhecemos ou para cenários onde nos sentimos bem.

Normalmente, são espaços naturais onde há montanhas, mar, árvores, flores e ar puro. São locais que nos aproximam de nós próprios, onde nos conseguimos ouvir dentro de nós e que, consequentemente, nos aproximam também um do outro.

Há quem viaje para longe à procura destes desejos-de-ser quando muitas vezes os podemos concretizar perto donde moramos.

Para nós, a Estufa Fria de Lisboa é um desses locais mágicos onde, rodeados de verde, lagos e plantas exóticas oriundas de todo o mundo, nos sentimos felizes, surpreendendo-nos com os pavões à solta e descobrindo peças de arte escondidas no jardim.


















Horário:

  • Verão: das 10h00 às 19h00 (início do horário de verão - último domingo de Março)
  • Inverno: das 9h00 às 17h00 (início do horário de inverno - último domingo de Outubro)
  • Entrada gratuita: domingos e feriados, até às 14h00

Localização:

Parque Eduardo VII, entre a Alameda Engenheiro Edgar Cardoso e a Alameda Cardeal Cerejeira

Website:

http://estufafria.cm-lisboa.pt/

Curiosidades: Sabiam que no local onde se situa a Estufa Fria existia, na viragem do séc. XIX, uma pedreira? E que, antes de se transformar numa estufa, foi um abrigo de plantas trazidas do mundo inteiro, com vista à arborização da Avenida da Liberdade? Inaugurada em 1933, a Estufa Fria foi mais tarde ampliada, passando a integrar a Estufa Quente e a Estufa Doce, destinadas às plantas tropicais e equatoriais.

3 comentários:

  1. Já não vou à Estufa Fria há muitos anos. O vosso relato (e fotografias! Que bonitas que elas são!) deram-me vontade de rever esse local, que está aqui tão pertinho.

    ResponderEliminar
  2. boas fotos... mas excelente texto!!! com emoção!!! parabéns a ambos!

    ResponderEliminar