Uma das procissões mais famosas da Semana Santa em Portugal é a Procissão “Ecce Homo”, também conhecida como Procissão dos Fogaréus, das Endoenças ou do Senhor da Cana Verde. Qualquer uma destas denominações ajuda a compreender melhor o significado desta procissão noturna realizada na cidade de Braga, na Quinta-Feira Santa, e que evoca a Última Ceia e o julgamento de Jesus.

Ecce Homo” quer dizer “Eis o Homem”, as palavras que Pilatos usou para apresentar Jesus à multidão durante o seu julgamento.

A abrir o cortejo estão os farricocos, homens encapuçados, vestidos de negro, com cordas à cintura. Uns empunham ruidosas matracas, outrora usadas para chamar as pessoas para a procissão; outros fogaréus, taças com pinhas a arder que simbolizam os guardas romanos que foram prender Jesus de noite, munidos de archotes.

Antigamente, os farricocos eram penitentes que procuravam as endoenças, ou seja, o perdão dos seus pecados, daí desfilarem normalmente descalços e com a cara tapada.

O Senhor da Cana Verde é a figura central do cortejo. Vários homens carregam ao ombro um andor com uma imagem de Jesus Cristo coroada de espinhos e segurando nas mãos uma cana verde (simulacro de um ceptro) com a qual Herodes terá desejado ridicularizar Jesus, acusando-o de se autointitular o “Rei dos Judeus”.

Organizada há vários séculos pela Misericórdia de Braga, esta procissão evoca o julgamento de Jesus, celebrando ao mesmo tempo o perdão por Ele ensinado e a necessidade de nos amarmos uns aos outros.

Mais informações em: www.semanasantabraga.com

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário e seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.

Mais artigos sobre o distrito/região de Braga:

One Comment

  1. Eu que estou aqui tão perto, não pus os pés na semana santa de Braga. Casa de ferreiro, espeto de pau.
    As fotos estão fantásticas.
    Abraço, boas aventuras
    Ruthia d'O Berço do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *