terça-feira, abril 07, 2015

Eis o Homem na Semana Santa de Braga

Uma das procissões mais famosas da Semana Santa em Portugal é a Procissão “Ecce Homo”, também conhecida como Procissão do Senhor da Cana Verde, dos Fogaréus ou das Endoenças. Qualquer uma destas denominações ajuda a compreender melhor o significado desta procissão realizada em Braga na noite de Quinta-Feira Santa.

Ecce Homo” quer dizer “Eis o Homem”, as palavras que Pilatos usou para apresentar Jesus à multidão no dia do seu julgamento.

O Senhor da Cana Verde é a figura central do cortejo. Vários homens carregam ao ombro um andor com uma imagem de Jesus Cristo coroada de espinhos e segurando, nas mãos atadas, uma cana verde (simulacro de um ceptro) com a que Herodes terá desejado ridicularizar Jesus, acusando-o de se autointitular o “Rei dos Judeus”.

A abrir o cortejo estão os farricocos, homens encapuçados, vestidos de negro, com cordas à cintura. Uns empunham ruidosas matracas, outrora usadas para chamar as pessoas para a procissão; outros fogaréus, taças com pinhas a arder que evocam os guardas romanos que foram prender Jesus de noite, munidos de archotes.

Noutros tempos, os farricocos eram penitentes que procuravam as endoenças, ou seja, o perdão dos seus pecados, daí desfilarem normalmente descalços e com a cara tapada.

A procissão, organizada há vários séculos pela Misericórdia de Braga, conta ainda com a participação de muitas figuras alegóricas da Ceia e do Julgamento de Jesus, relembrando todos os cristãos da necessidade de perdoarem e ajudarem o próximo.





















Mais informações em: www.semanasantabraga.com

1 comentário:

  1. Eu que estou aqui tão perto, não pus os pés na semana santa de Braga. Casa de ferreiro, espeto de pau.
    As fotos estão fantásticas.
    Abraço, boas aventuras
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar